Gabiões electrosoldados
O Gabião electrosoldado é uma caixa quadrada ou retangular em forma de prisma. É feito com malha de arame soldada electricamente, segundo a norma Une-En 10223-3. Esta norma determina algumas condições do revestimento Galfan, que é o mais indicado a ser utilizado no gabião por oferecer maior proteção contra a corrosão e melhor soldabilidade do que os revestimentos tradicionais de zinco. É especialmente projetado para revestimentos de paredes e também para contenção de terras.
O arame utilizado para o fabrico dos Gabiões de malha electrossoldada deve ser galvanizado de acordo com a norma 10244-2 (classe A), por ser este o processo mais efectivo e económico para proteger o aço contra a corrosão. A resistência à tração deste arame deve variar entre 540 e 770 Mpa, de acordo com a norma EN 10218-2, e seu diâmetro deve ter entre 3,50 mm e 5,0 mm de comprimento, sendo fabricado segundo a norma 10223-8.
O gabião, por sua vez, é composto por quatro painéis e estes são unidos com grampos de arame de alta resistência (1720 Mpa) com 3,0 mm de diâmetro. A pedra para o enchimento dos gabiões deve ter um peso específico não superior a 22kN, em formato de calhau rolado ou britada, com uma dimensão adequada à abertura da malha, mas nunca superior à 200 mm. A qualidade do material de enchimento dos gabiões deve respeitar os seguintes valores de ensaio: Point Load (> 50 Mpa) e Los Angeles (perda por abrasão < 40%).