O Gabião é produzido em forma prismática retangular, feito com rede de malha hexagonal, de tripla torção ou com rede em malha electrossoldada. O arame da malha é galvanizado e os bordos da caixa são reforçados com arames de maior diâmetro.
Os Gabiões são cheios com qualquer tipo de pedra não friável (ex.: pedra de pedreira ou seixo) ou outro material que tenha um peso específico de pelo menos 20 kN e de dimensões adequadas disponíveis na proximidade da obra.
Os tipos de malha mais usadas para os Gabiões são:
Malha tipo 8x10 com arame de diâmetro 2,70 mm;
Malha tipo 6x8 com arame de diâmetro 2,20 mm;
Malha tipo 100x100 com arame de diâmetro 4,0 mm; malha tipo 75x75 com arame de diâmetro 4,0 mm; malha tipo 50x50 com arame de diâmetro 4,0 mm;
Todas as malhas são soldadas electricamente a cumprir com a norma EN 10223 que determina a resistência, tolerância e diâmetro dimensional da malha. A quantidade de zinco para o sistema de produção anti-corrosão do arame deve obedecer ao previsto na norma Européia EN 10244-2 (classe A).
É admitida uma tolerância nas medidas do Gabião de Malha Hexagonal e do Gabião-Colchão de ± 5% no comprimento e na largura, e de 5± na altura.
Já o Gabião Electrosoldado não comporta tolerância nas medidas de comprimento, largura e altura.
O arame de ligação e para a execução dos tirantes tem as mesmas características mecânicas e de revestimento protetivo do arame da malha hexagonal, tendo cerca de 2,20 mm de diâmetro. É fornecido em rolos de 25 Kg.
Para cada m² de Gabião de Malha Hexagonal são necessários 0,5 kg de arame. Para cada m² de Gabião-Colchão são necessários 0,3 Kg de arame.
O Gabião Electrosoldado, por sua vez, deverá ser cosido com arame de 2,20 mm ou com agrafes, sendo necessário uma máquina pneumática.
Uma das principais aplicações dos Gabiões é em muros de contenção de terrenos, nomeadamente muros de suporte e espera. São estruturas que trabalham por gravidade, cujas medidas são calculadas de acordo com tal condicionante.
Como norma geral, desenham-se os muros a partir de uma largura e altura de 1 metro para a fiada superior do muro e aumenta-se 0,50 metros por cada metro de altura total que tenha o muro.
Utilizando-se esta regra, resulta que a base de um muro é ½ (1 + H), sendo H a altura total do muro. Calcula-se a dimensão do muro de acordo com estes dados e com os esforços que atuem sobre o mesmo. Caso não se cumpram com as condições de estabilidade, deverão ser feitas a ampliação da base e novas secções.
Para facilitar a execução da obra, deve deixar-se na face exterior da obra um degrau mínimo de 0,15 metros para as cofragens utilizadas na fase de montagem.
H = comprimento | B = largura da base